Comprar ou não comprar um imóvel em 2022?

É chegada a hora desta dúvida: comprar ou não comprar um imóvel em 2022?

 

No final do ano, tendo como base o que passou, podemos projetar melhor o cenário futuro e entender como serão os investimentos daqui para frente.

 

No setor imobiliário, já sabemos um dado muito importante: 12 milhões de famílias planejam comprar um novo imóvel nos próximos 2 anos, segundo pesquisa da Datastore Series. 

 

Ou seja, que o mercado está aquecido já é uma realidade. 

 

Antes da pandemia, 25% da população demonstrava interesse de compra e, mesmo com todo o cenário que enfrentamos até aqui, este percentual está atualmente em mais de 23% – número considerado muito satisfatório para o setor.

 

Ok, mas esse deve ser o único motivo para optar pela compra de um imóvel?

 

Na verdade, não. Este é um indicativo de que muitas pessoas estão percebendo a necessidade e os pontos fortes de dar este grande passo.

 

É importante lembrarmos que, com a pandemia, a noção da importância e da conexão que temos com nossos lares ficou muito maior. Nunca se valorizou tanto estar em casa e, nesse sentido, nada mais afetuoso e prazeroso do que estar – e investir – em sua casa própria.

 

Se você faz parte dessa fatia da população que passou a valorizar ainda mais o ambiente doméstico, inclusive trabalha em home office ou em modo híbrido, este é um fator que deve ser levado em conta ou até mesmo priorizado.

 

Além disso, há o contexto de crise econômica mundial que nos assusta e, muitas vezes, faz questionar se é o momento de investir.

 

Desde que haja um planejamento financeiro para isso, e as condições para tal, o investimento em imóveis é uma opção segura para destinar os seus recursos, sobretudo no cenário em que estamos vivendo.

 

Via de regra, imóveis só ganham valor ao longo do tempo e também “trocam” os gastos de locação por algo que é efetivamente seu. Por isso, são alternativas estáveis e rentáveis de investimento.

 

É também interessante pensar que, com a pandemia, muitas decisões deste porte ficaram para depois. Por isso, é uma tendência que bons imóveis, boas condições e toda a estrutura de oferta e procura de imóveis esteja fortalecida (a partir de agora, com a melhor da situação mundial).

 

Nosso maior ponto de atenção, no entanto, são as taxas que baseiam a compra dos imóveis. 

 

A taxa Selic em alta, por exemplo, impacta diretamente nos juros dos financiamentos. Em 2021, este índice esteve disparado e, no próximo ano, deve continuar acentuado.

 

Porém, algumas instituições, a exemplo da Caixa Econômica Federal, devem congelar a taxa dos juros imobiliários. É fundamental ficar atento a isso para fechar um bom negócio!

 

Os pontos aqui listados nos mostram um panorama geral da compra de imóveis. As condições, motivos e detalhes podem variar de região para região, de pessoa para pessoa, de sonho para sonho. 

 

Se você quer entender melhor como conciliar tudo isso à sua realidade, e decidir comprar o seu imóvel em 2022, clique aqui e fale com nossos especialistas.

 

Confira outros conteúdos exclusivos da Imobiliária Avenida no Instagram e Facebook. Inscreva-se também em nosso canal no Youtube.

 

Acesse imobiliariaavenida.com.br e conheça o nosso trabalho!