Corretor de imóveis: o profissional que conecta pessoas aos seus sonhos

No mês de agosto, mais especificamente no dia 27, celebramos os corretores de imóveis. Estes profissionais que, dentre tantas realizações e atividades, são os responsáveis por conectar pessoas a lares.

Além do talento e do conhecimento que se expande com os anos de atuação, o corretor de imóveis é um profissional que atua em total conformidade legal. 

No Brasil, a profissão é ficalizada pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e garante para você, consumidor, que esta função seja exercida com idoneidade e excelência. 

De acordo com o Código Civil do nosso país, o corretor de imóveis “é obrigado a executar a mediação [da venda ou locação de um imóvel] com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio”.

Ou seja, por força de lei, o corretor é o especialista em firmar excelentes negócios imobiliários a todas as partes envolvidas, informando o passo a passo, garantindo a segurança e promovendo a satisfação dos consumidores – sejam estes compradores, inquilinos ou locatários.

Este é, na verdade, apenas um panorama geral da profissão. As funções dos corretores de imóveis são múltiplas e começam, sem sombra de dúvidas, no entendimento do mercado.

Isto é, o corretor é quem avalia por completo os imóveis: suas condições, os possíveis reparos necessários, as potências, os pontos de melhoria e, é claro, o valor daquele bem. 

Além da análise do próprio imóvel, o corretor precisa estar atualizado na precificação em diversos âmbitos – desde as práticas nacionais, até às demandas específicas de um bairro ou rua, por exemplo.

É essa visão ampla que permite estabelecer comparativos e administrar de forma competitiva a venda e locação dos mais variados tipos de imóveis residenciais, comerciais e até mesmo rurais. 

Porém, vale lembrar, nem tudo se resume a “preços”. 

Uma das mais importantes habilidades do corretor de imóveis é entender o que cada consumidor precisa: se o cliente deseja vender, ele o auxilia a entender qual o seu público-alvo. Se quer comprar, ele mapeia as melhores opções conciliando sonho a orçamento. Se quer alugar, ele explora a cidade de acordo com as vontades do cliente. 

Como dissemos no início deste artigo, o corretor é um especialista em conexões como essas!

Você pode imaginar que a atuação do corretor para por aqui, mas, depois de conectar pessoas a imóveis, o profissional assegura toda a parte legal do processo. Daí a importância do órgão que regulamenta e rege a profissão.

Como você pode perceber, o corretor de imóveis foi um profissional indispensável para o desenvolvimento da nossa sociedade e é, cada vez mais, essencial na busca pelo bem-estar das pessoas e da expansão das cidades.

Em nome de toda a Imobiliária Avenida, desejamos um excelente mês (e um dia 27 de agosto ainda melhor!) aos corretores de imóveis de nossa equipe e a todos os nossos colegas de profissão. Parabéns para nós!

 

Confira outros conteúdos exclusivos da Imobiliária Avenida no Instagram e Facebook. Inscreva-se também em nosso canal no Youtube.

Acesse imobiliariaavenida.com.br e saiba mais sobre o nosso trabalho.