Muito além do fiador: descubra as modalidades de fiança mais modernas do mercado

Antigamente, antes mesmo de encontrar um imóvel para alugar, era comum que os locatários buscassem um fiador. Ou seja, uma pessoa de confiança de quem está alugando para garantir o contrato de locação. 

Embora esta modalidade de garantia locatícia ainda exista, ela vem caindo em desuso devido a sua burocracia, uma vez que o fiador precisa apresentar diversos documentos e comprovantes para validar a fiança.

Para moradores que estão alocados em outras cidades, e até mesmo em estados de onde não são naturais, esse processo pode ser ainda mais difícil, já que é comum não ter pessoas próximas no novo local onde se está residindo.

Mesmo com esses percalços, vale lembrar que a garantia locatícia é indispensável para que locatários e proprietários estabeleçam uma negociação saudável. 

Afinal, é através desse procedimento que todas as partes envolvidas podem firmar um contrato adequadamente legal e seguro durante todo o período estabelecido.

Felizmente, hoje em dia o mercado conta com opções muito mais modernas e ágeis para garantir o contrato de aluguel.  

A Imobiliária Avenida, por exemplo, utiliza os métodos de seguro fiança, título de capitalização e crédito locatício. 

Todas essas fianças dependem exclusivamente do cadastro do locatário, isto é, da análise da documentação pessoal e de renda de quem loca, dispensando a figura do fiador e tornando tudo mais ágil!

Veja detalhadamente como funciona cada modelo de garantia locatícia:

  • Seguro fiança: essa opção conta com uma seguradora para fazer o papel de fiador, digamos assim. O investimento é adequado ao aluguel, ou seja, proporcional ao valor mensal.
    Realizado em parceria com empresas de renome no setor, o seguro fiança é uma alternativa muito mais rápida para quem deseja locar.
  • Título de capitalização: essa modalidade é um pouco similar ao seguro fiança, já que é uma empresa privada que garantirá o acordo imobiliário. Porém, nesse caso, o inquilino comprará um título, de valor estipulado de acordo com seu aluguel, que funcionará como caução.
    O ponto forte do título de capitalização é o resgate do valor investido após o final do contrato
  • Crédito locatício: essa é a fiança locatícia mais moderna do mercado, já que é estabelecida por cartão de crédito num processo 100% digital.
    Também funciona como um caução, mas utilizando a solução do cartão. 

Como você pode perceber, firmar um contrato de locação pode ser menos difícil e muito mais rápido que o imaginado.

Se você está à procura de um imóvel, avalie junto da imobiliária qual a melhor opção para a sua fiança e firme um contrato seguro, como você merece!