Não alugue um imóvel antes de ler este artigo!

Há quem acredite que o aluguel por intermédio de uma imobiliária seja vantajoso apenas para o proprietário. Neste artigo, vamos te explicar porque este pensamento está totalmente equivocado – e como o locatário também “sai ganhando” nesse processo!

Se você já procurou um imóvel para alugar, seja residencial ou comercial, você já deve ter percebido que a busca por opções é muito mais simples por meio de uma imobiliária. Isto porque você pode encontrar, analisar e escolher os imóveis com mais facilidade, já pela internet, antes mesmo de ir visitá-los.

Nesse sentido, priorize as imobiliárias que contam com um catálogo on-line organizado.

Já no momento da visita, você ainda conta com o auxílio de corretores imobiliários, que podem te acompanhar na vista, esclarecer as suas dúvidas e, se necessário, encontrar imóveis “similares” ao que você se interessou.

Uma vez encontrado o imóvel que se adequa aos seus interesses, a imobiliária é quem assegura o seu contrato de locação

Ou seja, é a imobiliária quem organiza e direciona todo este processo e a sua continuidade, garantindo que o proprietário cumpra com o contrato estabelecido – do início até o fim do acordo.

Em vias práticas, o contrato de aluguel não somente assegura detalhes da parte do dono do imóvel, como a preservação do espaço e o cumprimento do pagamento mensal, por exemplo. Mas, também, garante que o período de contrato não traga prejuízos ou “dores de cabeça” para o inquilino. 

Vale lembrar que, no contrato feito diretamente com o proprietário, muitas vezes verbal, arbitrariedades podem ocorrer de ambos os lados.

Ainda sobre o contrato, é muito importante entendermos que, junto à imobiliária, você tem à sua disposição toda a equipe necessária para a conclusão do negócio. Isto é, não é necessário perder tempo e correr riscos atrás de assistência jurídica, por exemplo.

Além disso, por ser feito de forma totalmente legal, o aluguel por meio de uma imobiliária ainda conta com uma opção de fiança. Como já conversamos anteriormente por aqui, a fiança é um sinal de confiança para todas as partes envolvidas na locação de imóvel. Clique aqui e saiba mais sobre este assunto.

Como você pode perceber, uma boa imobiliária, com experiência e reputação no mercado, é fundamental para se fechar um negócio seguro, sério e regular, que não privilegie nenhuma das partes. Pelo contrário, beneficia a todos.

Em curto prazo, algumas pessoas acabam “pulando” esta a etapa, acreditando ser mais rápido e descomplicado alugar diretamente com o proprietário. Porém, em médio e longo prazo, a fragilidade deste modelo pode trazer problemas, fazendo com que o tempo possivelmente poupado se torne, na verdade, um prejuízo.

Para saber mais sobre o trabalho da Imobiliária Avenida e conhecer os nossos imóveis, clique aqui.

Confira outras dicas exclusivas da Imobiliária Avenida no Instagram e Facebook. Inscreva-se também em nosso canal no Youtube.