O checklist definitivo para mudar para um imóvel alugado

Passado o processo de aluguel de um novo imóvel, chega a hora tão esperada: a mudança.

A parte mais difícil já passou – a escolha da nova casa e a documentação para o locação – mas ainda existem outras etapas antes de, finalmente, instalar-se no local.

Para orientar você nessa fase, fazendo com que não perca os detalhes mais importantes da mudança de casa, elaboramos o checklist definitivo para qualquer tipo de moradia alugada.

Se você está prestes a se mudar, fique de olho nesses pontos cruciais e organize-se:

Energia, água e gás

Assim que prontos os papéis legais e autorizada a instalação no imóvel, dê início ao procedimento de ligação da energia elétrica e da canalização de água e gás, caso necessário.

Verifique junto a imobiliária a necessidade e a responsabilidade destas ações – muito provavelmente estará tudo disposto no contrato de locação.

Data e hora

Com os prazos corretos para a instalação e chaves em mãos, você já pode agendar a data e o horário para a mudança.

Não se esqueça de que em muitas cidades, bairros e empreendimentos o tráfego de caminhões e cargas ocorre sob autorização, seguindo também regras de hora e afins.

Para evitar imprevistos, informe-se com sua imobiliária e condomínio/prédio previamente.

Vistoria

Uma das etapas mais importantes antes de mudar-se, sem sombra de dúvidas, é a vistoria do imóvel. Isto é, a análise das condições destes para que haja segurança entre as partes envolvidas: proprietário e inquilino.

É a vistoria que atesta o estado do imóvel em sua entrega antes e depois do contrato, fazendo com que as regras do contrato sejam seguidas.

Portanto, jamais efetue a mudança sem passar por este processo! Assim que entrar no imóvel, fique atento ao prazo legal para contestação, confira item por item e, se houver alguma discrepância, comunique a imobiliária mediatamente.

Mala essencial

O último passo para a mudança é fazer as malas!

Além de empacotar e separar todos os seus pertences maiores, lembre-se de organizar uma “mala essencial” para os primeiros dias no novo lar.

É natural que, num primeiro momento, as coisas fiquem bagunçadas e difíceis de serem encontradas. Por isso, algumas mudas de roupas, calçados, eletrônicos e utensílios de primeira urgência devem ficar separados numa bagagem de fácil acesso.

Lembre-se também de etiquetar os seus pertences separando-os por cômodos, assim a alocação das caixas pode ser efetuada nos lugares corretos.

Kit importante

Além da mala essencial, é importante montar um kit com materiais importantes à mudança e suas possíveis emergências: tesoura, fita adesiva, cola, caixa de ferramentas, panos etc..

Dessa forma os imprevistos da hora da mudança ficam mais fáceis de serem contornados!