4 motivos para comprar o seu imóvel em 2021

Depois de um ano tão desafiador como foi 2020, é natural que surjam inseguranças e incertezas ao pensar em grandes investimentos.

É importante, de fato, que haja muito planejamento e prudência ao comprar um imóvel. Afinal, é uma grande responsabilidade financeira e, caso seja para uso pessoal, uma importante mudança para você e sua família.

Felizmente, um ano atípico não significa que os investimentos devam ser pausados ou adiados. Pelo contrário, há casos em que investir se tornou até mais fácil, como ocorreu com o setor de imóveis.

Primeiramente, é interessante pensarmos em como o cenário da pandemia valorizou subjetivamente os imóveis próprios. Em outras palavras, nunca demos tanto valor ao nosso lar, afinal, nunca passamos tanto tempo dentro de casa.

Muitas pessoas passaram, inclusive, a trabalhar em casa. A FGV (Fundação Getúlio Vargas), por exemplo, estima um crescimento de 30% na estrutura de home office no país.

Por isso, para além das razões financeiras, investir num imóvel é pensar em bem-estar, qualidade de vida e futuro.

Porém, não é somente isso que torna o sonho da casa própria possível. Veja alguns motivos que fazem da compra de imóvel um bom investimento em 2021:

  1. A queda da taxa Selic

Já na metade do ano de 2020 houve a redução da taxa Selic, uma medida do governo federal para controlar a inflação e aquecer a economia.

A queda da Selic impacta no preço de diversos bens e serviços do país, sobretudo na aquisição de imóveis, já que as taxas de juros nas linhas de crédito imobiliário também sofrem redução.

Para quem está pensando em financiamento, este é um momento bastante interessante.

  1. Facilidades nas instituições financeiras

Em enfrentamento à inflação e a fim de movimentar a economia, as instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, também passaram a operar com juros reduzidos e novas oportunidades para seus clientes.

As linhas de crédito imobiliário, em específico, ganharam bastantes incentivos no período, contando até mesmo com novas soluções neste segmento.

  1. Valorização do imóvel

Sim, os imóveis seguem como bens muito atrativos no que diz respeito à valorização no mercado, sobretudo com o cenário econômico sendo aquecido (conforme explicamos acima).

Mesmo que o imóvel seja próprio, isto é, para fins de moradia, é muito importante pensar em seu valor de mercado. Isso significa estabilidade e segurança em seu negócio.

  1. Setor em inovação

Por último, mas não menos importante, é interessante pensarmos em como as novas demandas movimentaram inovações no setor imobiliário.

Com a pandemia, surgiram novas necessidades para casas e apartamentos, fazendo com que o mercado reagisse com opções inovadoras, e ainda mais atrativas, para os possíveis moradores.

A construção civil em 2021 está focada na funcionalidade dos empreendimentos. E isso significa também, em muitos casos, custos reduzidos e condições otimizadas.

Tem alguma dúvida sobre este assunto? Confira outras dicas exclusivas da Imobiliária Avenida no Instagram e Facebook. Inscreva-se também em nosso canal no Youtube.