5 dicas essenciais para escolher o terreno ideal

Se o assunto é comprar uma casa ou um apartamento, dicas não faltam na hora de escolher o imóvel. Prestar atenção na estrutura, verificar a vizinhança, relacionar o que você precisa… Existe uma vasta lista para se analisar antes de fechar um negócio desse tipo.

Mas e no caso dos terrenos, você sabe o que é necessário prestar atenção?

Caso você esteja pensando em comprar um imóvel como esse, verifique as 5 dicas essenciais ao escolher o terreno ideal:

1. Confira o que o terreno permite

Antes de qualquer coisa, verifique as possíveis restrições de construção do local – como as ambientais e recuos frontais e laterais – para saber se será possível construir o que você deseja para aquele terreno.

Vale lembrar que os terrenos seguem normas legais para edificação, estando inclusive sob legislações de zoneamento e afins.

 2. Verifique a topografia do terreno

A depender do tipo de construção, alguns atributos topográficos do espaço são imprescindíveis. Características como qualidade do solo, presença de recursos hídricos e presença de imóveis no entorno devem ser observadas.

Nesse caso, é interessante contar com o auxílio de um profissional especializado, como um engenheiro ou arquiteto.

3. Atenção ao entorno

Se você deseja construir para morar naquele terreno, é importante se atentar à situação do espaço: acesso a serviços, infraestrutura do bairro, vizinhança.

Caso a intenção seja comercial, observe se atende ao que você deseja implantar ali. Verificar a presença de concorrentes e de adequação ao ambiente é essencial.

4. De olho na documentação

A situação legal do imóvel é um ponto crucial para a compra do terreno.

Documentos como certidão de propriedade e certidão negativa de ônus e alienações precisam estar em dia para que você feche um negócio de segurança.

5. Conte com ajuda profissional

Esse processo é, na verdade, cheio de pequenos detalhes. Para não passar por percalços e cometer erros, conte com a ajuda de um corretor imobiliário de confiança.