6 dicas simples para umidificar a sua casa

O inverno em Londrina costuma ser de poucas chuvas e o clima seco é perceptivelmente incômodo: faz mal às vias respiratórias, intensifica casos de viroses e alergias, dificulta a limpeza dos espaços e dá aspecto de “poeira” constante em casa.

Para evitar estes transtornos e facilitar a respiração enquanto a estiagem perdura, uma importante saída é umidificar os ambientes – principalmente o quarto durante a noite.

Se o “ar seco” está incomodando você e sua família, confira estas 7 dicas fáceis para umidificar a sua casa:

1. Recipiente com água

Na hora de dormir, coloque um recipiente com água ao lado de sua cama – como um balde ou bacia, por exemplo. A evaporação durante a noite facilitará a respiração e deixará o lugar mais fresco.

Não se esqueça de trocar a água toda manhã para evitar a proliferação de insetos. Para não desperdiçar a água, você pode utilizá-la em seu jardim ou na limpeza de pisos, por exemplo.

2. Toalha molhada na cabeceira

Outra saída similar é utilizar uma toalha molhada na cabeceira da cama ou numa cadeira próxima. A evaporação deixará o ar úmido durante o sono.

Nesse caso, vale lembrar, é importante que a toalha não fique sobre uma superfície de madeira, uma vez que a umidade pode gerar bolor ou manchas no material.

3. Aparelho umidificador

Ainda mais eficaz que essas alternativas é o umidificador de ar, um aparelho vendido em lojas de eletrodomésticos e até em algumas farmácias.

O ideal é utilizar o umidificador no quarto cerca de 3h antes de dormir, evitando o acúmulo de umidade. O excesso de umidade também pode ser prejudicial, por isso, caso queira fazer uso do umidificador durante toda a noite, verifique as instruções do fabricante.

4. Chão limpo

Durante a estiagem, procure varrer ou aspirar o chão de sua casa diariamente, principalmente se houver algum alérgico em seu lar.

No fim do dia, antes de dormir, é interessante limpar o chão com um pano úmido. Além de mais conforto, garante também mais umidade devido a evaporação.

5. Aproveite o banho

O hábito de tomar banho antes de dormir é muito importante para dormir com as vias aéreas “aliviadas”.

Além disso, você pode unir o útil ao agradável com um truque: tome banho com a porta aberta e faça com que o vapor se dissemine pela casa.

6. Invista em plantas

Essa dica é válida para o ano todo: tenha plantas em sua casa.

O processo de respiração das plantas é um umidificador natural para qualquer ambiente, garantindo mais frescor e ar puro!