Tudo o que você precisa saber sobre ter um animal de estimação em apartamento

Foi-se o tempo em que morar em apartamento era sinônimo de restrição.

 

Atualmente, os condomínios evoluíram e seguem cada vez mais se adaptando para atender as necessidades e interesses de seus moradores. Um grande exemplo disso é que, hoje, boa parte dos prédios brasileiros permite que seus condôminos tenham animais de estimação.

Para os amantes de pets, é uma excelente oportunidade para viver e morar bem, sem que haja necessidade de optar entre comprar ou alugar um apartamento e ter um animalzinho.

 

Antes de adentrarmos a algumas dicas para quem vive em apartamento e deseja ter um pet – e vice-versa – vale lembrar que o regimento interno de cada condomínio possui suas cláusulas e observações específicas.

 

Consulte sempre as regras do prédio para realizar todas as adequações necessárias, caso haja.

Agora, vamos conferir alguns pontos importantes para papais e mamães de pet que moram em apartamento ou estão à procura de um novo imóvel: 

 

Muita atenção às regras

Como dissemos acima, é preciso conferir o regimento do condomínio para garantir a segurança de todas as partes envolvidas: a sua, dos vizinhos e do seu bichinho de estimação.

 

Mesmo que o prédio permita animais, é preciso verificar normas importantes, como:

  • Em qual elevador o animal pode trafegar
  • Em quais áreas ele pode passear
  • Onde/como descartar dejetos etc.

Respeito à vizinhança

Conhecendo todas as regras, fica mais fácil de não importunar e desagradar os vizinhos com possíveis imprevistos.

 

Sabemos que os animais, vez ou outra, podem provocar ruídos e outras “bagunças”. Por isso, lembre-se sempre da máxima: será que eu gostaria que isso ocorresse comigo?

 

Ou seja, esteja sempre vigilante aos latidos/sons e ao comportamento do seu cão, gato ou outro pet para não atrapalhar a harmonia do condomínio.

 

Higiene em primeiro lugar

Vale ainda lembrar que uma das principais queixas de vizinhos em relação aos pets de outros moradores é a questão das fezes, sobretudo de cachorros.

 

Ao passear com seu animal, seja na área externa ou interna do prédio, jamais deixe de coletar os dejetos e descartá-los no ambiente correto. Este é um sinal de respeito pelo próximo e de zelo pelo ambiente em que todos circulam!

 

Invista em segurança e conforto

É claro que, além das pessoas, os bichinhos também merecem respeito!

 

Para que seu animal de estimação não fique estressado, entediado ou nervoso – o que pode provocar ruídos e afins – invista em seu bem-estar: brinquedos, passeios diários, atividades, distrações e uma rotina divertida deixam o animal mais feliz e obediente.

Além disso, não se esqueça de avaliar a necessidade de telas, grades e demais estruturas que protegem o animal.

 

Crie um ambiente positivo para todos

Respeitando todos estes pontos, a harmonia pode “reinar” no seu condomínio!

 

Aproveite a oportunidade e conheça os demais condôminos que possuem pets: troquem figurinhas, combinem passeios e façam amizade (entre pessoas e animais, é claro).

 

Ter uma rede de apoio onde se mora torna a vida ainda mais feliz.

 

Tem alguma dúvida sobre como é morar em apartamento ou precisa de ajuda para escolher um imóvel que se adeque às suas necessidades? Fale com nossos especialistas no WhatsApp: (43) 3371 3500.

 

Confira outros conteúdos exclusivos da Imobiliária Avenida no Instagram e Facebook. Inscreva-se também em nosso canal no Youtube. Acesse imobiliariaavenida.com.br e conheça o nosso trabalho.